terça-feira, 12 de abril de 2011

Os essenciais

Sabonete-tônico-hidratante:  esta costuma ser a composição básica dos kits de cuidados para o rosto. Mas se a gente tivesse que eleger os três produtos mais importantes para manter a saúde e a beleza da pele os eleitos seriam outros e o trio conteria: Filtro Solar, esfoliante químico e agente antioxidante. Mas o que esses nomes complicados querem dizer?
Bom, quanto à proteção solar não vamos nem nos estender porque todo mundo já sabe que é o principal cuidado que devemos ter com a pele. Se só pudermos comprar um creme, ou se só tivermos paciência para um é ele, sem dúvida o escolhido. Mas e os outros?
Os esfoliantes químicos são produtos compostos por ácido glicólico, láctico, salicílico entre outros. A sua função é remover as células mortas, limpar e consequentemente reduzir os poros, além de facilitar que os outros creminhos atinjam a pele.
E os antioxidantes? Tente lembrar-se das suas aulas de química. O exemplo mais clássico de oxidação é a do ferro, que é transformado em ferrugem. A nossa pele não enferruja (ufa!) mas um processo parecido ocorre com ela formando rugas e manchas. Os agentes antioxidantes mais conhecidos são as vitaminas A, C, E e Beta caroteno. Elas atrapalham a oxidação e com isso atrasam o relógio da nossa pele. A maioria dos produtos que contém antixodantes também é hidratante e aí você já mata dois problemas com um tiro só. Um médico dermatologista poderá ajudá-la a escolher o melhor esfoliante e o melhor antioxidante para o seu tipo de pele.

essenciais
Com essa informação em mãos e sabendo pra que esses cuidados servem é só seguir a rotina com disciplina para ter uma pele sempre bonita e bem cuidada.
Ilustração: Renata Velloso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário