terça-feira, 19 de abril de 2011

Siliconadas!

 

A mamoplastia de aumento foi criada para aumentar seios naturalmente pequenos ou reduzidos devido a amamentação ou reconstruir com sucesso um seio perdido na mastectomia  . Mas a mamoplastia de aumento com silicone também pode resolver "parcialmente" situações como as descritas nos casos apresentados abaixo:

Ilustração comparativa entre seios assimetricos antes e depois da mamoplastia de aumento

Seios assimétricos

Algumas mulheres desenvolvem naturalmente seios com tamanhos diferentes. Se a diferença de tamanho entre os seios não for muito grande, pode-se eliminar completamente esta diferença ao colocar um implante de silicone maior no seio menor. Mas se a diferença for muito grande, pode ser necessária uma cirurgia de mamoplastia redutora para diminuir o seio maior a fim de deixá-lo proporcional ao seio menor que recebeu o implante de silicone.

Ilustração comparativa entre seios tubulares antes e depois da cirurgia

Seios tubulares

No caso de seios tubulares (pequenos e pontudos), a mamoplastia de aumento pode contribuir em um grau limitado. Para qualquer cirurgião plástico é sempre um desafio alcançar a perfeição em seios tubulares porque a colocação do implante de silicone por detrás do tecido mamário pode causar o efeito de "bolha dupla" ou o implante pode provocar um montículo na parte superior do seio e a parte inferior pode não acompanhar o novo volume. Nestes casos, para se alcançar um resultado satisfatório, os cirurgiões costumam trabalhar meticulosamente nas características individuais da paciente e na escolha cuidadosa do formato do implante de silicone.

Ilustração comparativa entre seios caídos e seios normais

Seios caídos e vazios

Certamente que a mamoplastia de aumento pode preencher a pele extra, aumentando a parte superior dos seios e tornando-os maiores. No entanto, a mamoplastia de aumento não levanta o mamilo e não reduz o excesso de pele. Se os seios forem muito caídos, é necessário considerar a possibilidade de uma mastopexia em combinação com a mamoplastia de aumento.

Ilustração comparativa de seios distantes entre si e de seios próximos entre si

Seios distantes entre si

A título de valores culturais, quando os seios estão próximos um do outro, eles são considerados mais atraentes. Por este motivo, muitas mulheres esperam aumentar e aproximar os seios através da mamoplastia de aumento. No entanto, apenas porque os seios se tornarão maiores não significa que eles também se tornarão mais próximos. É importante saber que os implantes utilizados na mamoplastia de aumento não mudam a posição dos seios, eles apenas aumentam os seios - ou seja, se os seios estão muito espaçados antes da mamoplastia de aumento, provavelmente eles continuarão muito espaçados depois da mamoplastia de aumento.

Ilustração comparativa entre seios com mamilos apontando para fora antes e depois da cirurgiaSeios com formas pouco comuns

Em alguns seios, os mamilos estão apontando um pouco para fora ou para baixo. Embora o cirurgião possa fazer pequenos ajustes e posicionar os implantes de silicone para amenizar esta característica estética, provavelmente os seios continuarão a apresentar o mesmo problema após a mamoplastia de aumento, pois essa característica dos seios não pode ser eliminada. Se este for seu caso, então você precisa discutir em detalhes estas questões com seu cirurgião plástico antes da sua mamoplastia de aumento
                                                                                         
Questões Cirúrgicasfoto de uma paciente de mamoplastia de aumento no centro cirúrgico
Geralmente a cirurgia de mamoplastia de aumento se realiza nas seguintes condições e implicações:
  • Ambiente operatório: Ambulatorial ou hospitalar
  • Duração: Até 2 horas
  • Anestesia: Local com sedação ou geral
  • Riscos: Baixo em pessoas saudáveis
  • Pós-op: 24hrs no hospital / clínica (recomendado)
  • Recuperação: Aproximadamente uma semana
Ilustração comparativa entre seios com mamilos invertidos antes e depois da cirurgia

Mamilos 

invertidos

Os canais mamários que ligam o mamilo à glândula mamária podem, por vezes, encurtar-se e puxar os mamilos para dentro da aréola, causando o efeito de "mamilos invertidos". Os mamilos invertidos também são uns dos sintomas visuais  do câncer de mama. Esta imperfeição estética pode ser resolvida juntamente com a mamoplastia de aumento ou através de procedimento isolado.

Ilustração comparativa entre seios com mamilos grandes antes e depois da cirurgia

Mamilos 

grandes

Muitas mulheres desenvolvem mamilos grandes e caídos após a amamentação. Juntamente com a mamoplastia de aumento o mamilo pode ser cirurgicamente posicionado para dentro do seio, proporcionando melhor harmonia estética.

Ilustração comparativa entre seios com aréolas largas antes e depois da cirurgia

Aréolas largas

O alargamento da aréola geralmente ocorre após a amamentação e normalmente está presente em seios grandes. Quando o tamanho da aréola é desproporcionalmente maior ao tamanho do seio, causa a aparência de envelhecimento. Durante a mamoplastia de aumento é possível reduzir o tamanho da aréola para melhor corresponder ao novo tamanho dos seios.

O que é importante saber?

Toda mulher que deseja se submeter a uma mamoplastia de aumento com implantes de silicone deve analisar com cuidado algumas questões importantes como sobre o local da incisão cirúrgica por onde serão introduzidos os implantes de silicone nos seios, sobre a posição do implante nos seios, bem como sobre o tamanho, a forma e a textura dos implantes de silicone.
Estas são sem dúvida as informações mais importantes sobre a parte estética da cirurgia que você deve discutir com seu cirurgião. Todas estas informações estão apresentadas em detalhes nas linhas abaixo.

Local da Incisão
Ilustração com os possíveis locais para incisão cirúrgica

INFRAMAMÁRIA: 
Prós: Rápida execução cirúrgica e melhor simetria
Contras: Maior probabilidade de deixar cicatriz visível.
PERIAREOLAR: 
Prós: Disfarça bem a cicatriz e melhor simetria
Contras: Maior probabilidade de dormência nos mamilos.
AXILAR: 
Prós: Disfarça bem a cicatriz
Contras: Maior probabilidade de assimetria e execução cirúrgica mais prolongada.

Local da Incisão Cirúrgica
na Mamoplastia de Aumento

Na silhueta embaixo dos seios (Inframamária)

Provavelmente, este é o método mais utilizado. A cicatriz fica escondida ao longo da silhueta natural na parte inferior do seio. Esta técnica oferece ao cirurgião excelente visibilidade das estruturas anatômicas dos seios durante a mamoplastia de aumento. Mas se a cicatriz  curar-se mal, ela pode ficar visível quando você estiver deitada ou nua.

Ao redor da aréola (Periareolar)

A incisão ao redor da aréola foi concebida para camuflar melhor a cicatriz. Por causa da transição natural da cor nesta área, a cicatriz dificilmente torna-se visível. No entanto, uma vez que o mamilo é o ponto focal dos seios, qualquer imperfeição cirúrgica ficará evidente, não importa quão pequena ela possa ser. Além disso, há um risco ligeiramente maior de dormência no mamilo.

Na axila (Axilar)

Como a incisão axilar situa-se mais longe do local onde os implantes de silicone são acomodados, esta técnica apresenta alguns desafios adicionais aos cirurgiões. Alguns cirurgiões plásticos se sentem confortáveis com essa abordagem e até conseguem excelentes resultados, no entanto, a mamoplastia de aumento através desta técnica apresenta maior possibilidade de assimetria entre os seios do que nas técnicas descritas acima. Para minimizar a possibilidade assimetria, alguns cirurgiões executam a mamoplastia de aumento axilar com o uso de um endoscópio que possibilita ao cirurgião criar bolsas mais simétricas em ambos os seios. Mesmo assim, é difícil obter simetria absoluta.
Muitos cirurgiões plásticos utilizam essa técnica somente para implantes que são colocados atrás do atrás do músculo  . A colocação de implantes em frente do músculo através desta incisão implica em maior desafio técnico, portanto essa técnica não é praticada pela maioria dos cirurgiões plásticos. Outra questão a considerar é que se houver algum problema no pós-operatório que exija um procedimento cirúrgico emergencial, o cirurgião plástico deverá fazer uma incisão externa, normalmente na silhueta em baixo do seio.
A cicatriz fica bem escondida na axila, mas pode ser visível ao levantar os braços, ao contrário dos dois métodos anteriores que podem deixar cicatrizes visíveis apenas quando se esta nua. 
      
              Subglândular ou Submuscular?
Ilustração das possíveis posições internas para os implantes de silicone
SUBGLÂNDULAR: 
Prós: Rápida execução cirúrgica com recuperação mais confortável
Contras: Maior probabilidade de contratura capsular e interferência com a mamografia.
SUBMUSCULAR: 
Prós: Baixa probabilidade de contratura capsular e menor interferência com a mamografia
Contras: Execução cirúrgica mais prolongada com recuperação lenta e mais desconfortável

Posição dos Implantes de Silicone
na Mamoplastia de Aumento

Em frente do músculo do peito (Subglândular)

Posicionar os implantes de silicone em frente ao músculo oferece diversas vantagens. A principal é porque se trata de uma pequena cirurgia com recuperação confortável e rápida na qual os seios imediatamente tornam-se atraentes porque o inchaço é mínimo.
Esta técnica é mais bem indicada para mulheres que tenham adequada gordura corporal ou suficiente tecido mamário para servir de almofada entre o implante e a pele. Também é mais bem indicada para mulheres desportistas porque o implante nesta posição confere menor distorção do seio quando o músculo do peito é contraído durante o exercício físico. A principal desvantagem é que o implante nesta posição apresenta maior risco de contratura capsular  e maior interferência com exames de mamografia  . Mulheres com pele fina ou seios muito pequenos são mais susceptíveis a sentir o implante através da pele.

Atrás do músculo do peito (Submuscular)

Posicionar os implantes de silicone atrás do músculo oferece menor taxa de contratura capsular e menor interferência nos exames de mamografia. Mulheres magras ou com seios pequenos obtêm melhor resultado estético com o implante de silicone nesta posição, isto ocorre porque o músculo serve de almofada entre o implante e a pele dos seios.
Após a cirurgia de mamoplastia de aumento, o implante de silicone nesta posição exige um período mais longo de recuperação com maior desconforto e inchaço. É pouco recomendado para mulheres desportistas porque pode haver uma leve distorção ou deslocamento dos implantes de silicone dentro dos seios ao flexionar o músculo peitoral durante os exercícios físicos.

               
                   Grandes ou Moderados?

Foto de modelos de implantes de silicone
Tipicamente, o tamanho do implante de silicone varia de 200ml a 600ml, embora implantes com tamanhos ainda maiores ou menores estejam disponíveis. À medida que o volume do implante aumenta, o mesmo acontece com o seu diâmetro e projeção.

Tamanho dos Implantes de Silicone
na Mamoplastia de Aumento

Quanto maior o implante, maior o seu potencial de deslocamento dentro do seio. Como isso pode ser um problema sério, se você procura um grande aumento mamário, então deve discutir esse risco em detalhes com seu cirurgião plástico.
É importante discutir também a proporção do tamanho desejado dos seios em comparação ao resto do corpo. Algumas mulheres procuram aumentar os seios para que eles apenas fiquem proporcionais ao resto do corpo - mas há outras desejam que o tamanho seja desproporcionalmente maior que o restante do corpo.
A opinião do seu cirurgião plástico é particularmente especial neste momento. Lembre-se que a boa comunicação é fundamental e que quanto mais honesta você for consigo mesma e com seu cirurgião plástico a respeito do tamanho desejado para seus seios, maior será o grau de satisfação com a sua mamoplastia de aumento.
                                            
                        Formato Anatômico ou Redondo?

Ilustração das formas dos implantes de silicone
O implante de silicone redondo é concebido para conferir ao seio a aparência de "hambúrguer" enquanto o implante anatômico é concebido para conferir maior volume na parte baixa do seio.

Forma dos Implantes de Silicone
na Mamoplastia de Aumento

O cirurgião plástico pode lhe recomendar o formato de implante de silicone ideal para você baseado na experiência dele e na avaliação das características dos seus seios. Cada cirurgião plástico percebe que pode atingir resultados mais naturais e atrativos com um ou outro formato de implante de silicone em correspondência com as características físicas individuais de cada paciente.

Implante anatômico de silicone

Como a parte baixa do seio é mais ampla, alguns cirurgiões plásticos preferem o implante de silicone no formato anatômico, também chamado de implante oval. Alguns cirurgiões afirmam que a forma anatômica proporciona um resultado mais natural, enquanto outros cirurgiões afirmam que a forma anatômica, não faz nenhuma diferença, porque o implante vai assumir a forma redonda durante o processo de cura após a cirurgia de mamoplastia de aumento.
Se o implante anatômico rodar levemente ele pode causar uma ligeira assimetria entre os seios. Para reduzir o risco de rotação, alguns cirurgiões plásticos recomendam que o implante anatômico seja texturizado.

Implante redondo de silicone

A grande vantagem do implante de silicone no formato redondo é que ele pode rodar livremente sob o seio sem causar conseqüências estéticas.

              
                    Liso ou Texturizado?

Foto de dois implantes de silicone - um texturizado e outro liso

Textura dos Implantes de Silicone na Mamoplastia de Aumento

Implante liso

Oferece menor taxa de enrugamento e maior taxa de deslocamento quando comparado ao implante com revestimento texturizado.

Implante texturizado

Como o implante texturizado tem superfície áspera, uma que ele esteja vez implantado, ele tende a permanecer na posição porque sua superfície áspera se adere aos tecidos do seio. O revestimento texturizado foi concebido também para oferecer menor risco de contratura capsular, embora alguns cirurgiões plásticos afirmem que a taxa de contratura capsular é comparável ao implante de textura lisa. Porém o implante texturizado é mais propenso a acumular fluidos ao seu redor.

Um comentário:

  1. Eu fiz uma mamoplastia redutora. Há quem queira ter mais, eu queria ter menos. Estou contente!

    ResponderExcluir