terça-feira, 5 de abril de 2011

Spa caseiro: aprenda a fazer três tratamentos de beleza


Limpeza de pele caprichada

Repita esse tratamento uma ou duas vezes por semana, durante três semanas seguidas.

1. Esfoliação
Passe um sabonete esfoliante no rosto, com movimentos circulares. Enxágue e seque bem. Despeje dois litros de água fervente em uma bacia e adicione cinco gotas de óleo essencial de tea tree - um poderoso antisséptico e bactericida, segundo a aromaterapeuta Sâmia Maluf. Com cuidado para não se queimar, direcione o vapor para o rosto, cubra a cabeça com uma toalha e deixe por 15 minutos, para abrir os poros. Umedeça duas gazes nessa água, enrole-as nos dedos indicadores e pressione a pele, removendo as células mortas e os cravos que se soltaram com o vapor. Pingue uma gota de óleo essencial de tea tree em um cotonete e passe sobre as áreas mais afetadas.

2. Máscara de argila
Em uma tigela, adicione duas colheres de sopa rasas de argila branca (ou Rain Forest), seis colheres de sopa de água mineral e duas gotas de óleo essencial de tea tree. Mexa até obter uma pasta homogênea e reserve. Em outra tigela, acrescente um litro de água mineral e uma gota de óleo de tea tree. Umedeça algumas gazes na mistura e coloque-as no rosto. Pincele a pasta de argila sobre as gazes e deixe a máscara agir por 20 minutos. Retire as gazes e limpe o rosto com um algodão embebido no restante da água com tea tree.

3. Hidratação
Misture uma colher de café rasa de gel de aloe vera com uma gota de óleo de tea tree (ou de lavanda). Passe no rosto e deixe secar.



Bandagem seca-medidas

Repita o tratamento duas vezes por semana, durante um mês.

1. Massagem esfoliante
Prepare um café forte e reserve. Misture cinco colheres (sopa) da borra com duas colheres (sopa) de açúcar mascavo. Massageie o corpo, para ativar a circulação. "A cafeína diminui os nódulos de gordura localizada", explica a esteticista Roseli Siqueira. Enxágue com água fria, delicadamente.

2. Bandagem de café
Umedeça algumas faixas no café reservado para a massagem esfoliante. É importante que ele ainda esteja morno. Enfaixe a perna com a bandagem, sem apertar muito, partindo do tornozelo até a coxa. Repita a operação na outra perna. Deite-se com os pés para cima durante 15 minutos. Retire e enxágue bem.

3. Drenagem linfática
Pingue algumas gotas de óleo de semente de uva nas mãos e massageie os pés, pressionando levemente. Suba até a coxa. Retorne em direção ao tornozelo. Faça oito vezes, nas duas pernas. Massageie o abdômen com movimentos circulares (comece próximo ao umbigo e vá abrindo o círculo).


Uvaterapia para o cabelo

Faça o tratamento sempre que perceber os fios ressecados.

1. Preparo da máscara
Bata dez uvas roxas no liquidificador e reserve. "A fruta recupera a umidade e sela as cutículas dos fios, aumentando o brilho", garante Marcio Mello, do salão Éclat. Em uma panela, misture uma colher (sopa) de aveia e meio copo de água. Cozinhe até ficar com consistência de mingau e deixe amornar. Acrescente às uvas roxas batidas o mingau e uma colher (sopa) de mel.

2. Aplicação
Com o cabelo limpo e ainda úmido, espalhe a mistura nas pontas ressecadas. Envolva a cabeça numa toalha quente, deixando a máscara agir por até 20 minutos. Enxágue bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário