segunda-feira, 9 de maio de 2011

Como prevenir de rugas e linhas de expressão

Como prevenir de rugas e linhas de expressão. A expectativa de vida do brasileiro cresce a cada ano, mas não é por esta razão que os efeitos do envelhecimento precisam estar tão visíveis. Para muitas pessoas, elas são marcas indesejadas e motivo de desespero, já para outras, as rugas são sinais naturais que mostram experiência de vida.
Independentemente da opinião de cada um, o cosmetólogo e Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética, Paschoal Rossetti Filho, lembra que mais cedo ou mais tarde elas vão aparecer, podendo ser de duas maneiras: rugas dinâmicas ou estáticas.

As rugas estáticas são aquelas que já atuam na musculatura, sendo mais profundas; já as rugas dinâmicas são mais superficiais e só aparecem com as expressões faciais, mas tendem a se transformar em rugas estáticas.


“Vale lembrar que o envelhecimento é natural, progressivo e visível externamente. Isso acontece porque durante o processo de envelhecimento cutâneo há uma queda nutritiva e na área de ancoragem das fibras de colágeno. Mas também durante este processo, diminui a capacidade regenerativa do tecido epitelial, levando a um afinamento natural da epiderme, além da diminuição da síntese do colágeno e elastina. Basicamente, a associação destes fatores leva ao aparecimento de rugas e linhas de expressão”, esclarece.
O cosmetólogo afirma que as rugas continuarão a surgir já a partir dos 25 anos, entretanto, é possível diminui-las ou até mesmo retardar o seu aparecimento. “A prevenção é o melhor caminho. O uso de protetor solar e cosmético específico pode manter a pele nutrida e hidratada por mais tempo e diminuir o aparecimento desses sinais. Para isso, devemos utilizar produtos com ativos funcionais com propriedades nutritivas e ricas em vitaminas C, E e do complexo B”, diz o especialista. Ele também observa que não existe idade certa para começar a usar um produto antirrugas, contudo, é preferível utilizá-lo à noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário