sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Eau de Parfum ou Eau Toilette?


Afinal, você sabe qual a diferença de um para o outro?
Eu pensava: Parfum fixa mais e ponto. Ai fui ler mais sobre e vamos as conclusões, vai que mais alguém ai se interessa sobre isso! :o)
Ah! Quem acha que Perfume é a mesma coisa que Eau de Parfum... Também deve ler esse post! 


Uma mesma fragrância pode ser encontrada em concentrações diferentes e provocar novos cheiros em contato com a pele. 
Antigamente, perfumes puros, pomadas, elixirs e óleos eram os aromas disponíveis, mas com o avanço da tecnologia, denominações como Eau de Perfum, de Toilette e até cremes perfumados começaram a diferenciar os aromas. 
Elas são classificadas em cinco formulas:

Perfume: este é extrato da fragrância que representa o aroma em sua mais pura forma. Perfumes puros contém de 20 a 40% de óleo de fragância e caros elixires, ou seja, a maior concentação de óleos de todos os tipos de fragrância. O perfume deve ser aplicado em pequeníssima quantidade e não deve ser borrifado, tudo para manter um aroma agradável na pele. Entre todas as classificações, não há dúvidas, o perfume é o mais caro. 

Eau de Parfum: esta é a fórmula mais popular. Contém entre 7 e 14% de óleo de fragrâncias e elixir de perfumes. É a segunda essência mais forte e duradoura. No Eau de Parfum, 70% do aroma se perde após algumas horas e aproximadamente 30% permanece por todo dia. Eau de Parfum é o considerado o melhor 'custo-benefício', já que contém uma grande quantidade de óleos, mas não pesa tanto no bolso. 


Eau de Toilette: apresenta uma concentração menor de óleos e elixires do que o Eau de Parfum ou perfume, contendo de 1 a 3% de óleos de fragrância. No Eau de Toilette, 80% dos óleos evaporam em apenas 3 horas. A fragrância foi pensada para ser usada como água de banho e ser aplicada no corpo todo. 

Eau de Cologne: a fragrância se tornou popular graças a Napoleão Bonaparte. Os aromas eram construídos diferentemente do modelo francês, com pouco tempo de duração. A colônia permanece na pele por apenas duas horas e deve ser usada com um spray.

Perfume cremoso: este tipo fórmula é mais recente invenção e já conquistou apreciadores. Combina finas fragrâncias com perfume. Contém 8% de óleos aromáticos presentes no perfume e de 3 a 5% de loção corporal perfumada. O creme é mais grosso que as loções normais, o que permite uma fixação maior. O aroma dura até 24 horas na pele, por um preço muito mais em conta do que a fórmula pura do perfume. 


Quando usar, qual 'tipo' usar?! - Um perfume para cada situação 

Assim como existem perfumes adequados aos diversos tipos de pele e personalidade é preciso estar atenta às fragrâncias que combinam com diferentes situações. 


No Trabalho: cítricos e florais são os mais adequados. 
Sutis e discretos afastam o risco de carregar o ambiente. 

Passeios: se estiver ao ar livre tente não brigar com os cheiros da natureza. 
Os melhores são os aromas leves presentes nas águas de colônia. 

Para seduzir: geralmente mais adequados para a noite. 
Aromas orientais, especiarias e amadeirados costumam ser envolventes, marcantes e sensuais.

Meninas, essa lista não é regra, claro.
Mas acho que em alguns ambientes vale obervar um pouco a quantidade de perfume que se passa para não cometer a gaffe de virar um 'incenso preso no pescoço de cada um'!

Nenhum comentário:

Postar um comentário