terça-feira, 20 de setembro de 2011

Atitudes saudáveis para adotar a cada dia, semana, mês e ano

dormir
O sono elimina informações desnecessárias e nos ajuda a gravar o que aprendemos no dia


Todo dia



Durma de sete a nove horas por noite

"Dormir é um bom remédio para aprender", destaca Paulo Junqueira, mestre em neurologia pela Unicamp. O sono elimina informações desnecessárias do cérebro e nos ajuda a gravar o que aprendemos ao longo do dia. Quem se priva de dormir no mínimo sete horas corre mais risco de sofrer com transtornos do humor, obesidade, diabetes e hipertensão. "A falta de sono também desequilibra as emoções, facilitando o surgimento de depressão e ansiedade", completa.


Toda semana



Coma peixe duas vezes

"O alimento é fonte de ômega 3, um aliado de quem deseja manter o peso e combater derrame, infarto e doenças cardiovasculares", diz Roberta Ferreti. O peixe também é indicado para afastar depressão, hipertensão e até mesmo problemas de memória. São especialmente ricos em ômega 3: salmão, arenque, alabote, linguado e sardinha. Ostras e frutos do mar também se destacam. Importante: gestantes devem consumir peixe com cautela, já que o ômega 3 interfere na coagulação do sangue e no tecido nervoso do feto.


Todo mês



Anote o primeiro dia da menstruação

Ciclos menstruais normais variam de 21 a 35 dias e devem ser regulares. Se o seu não atinge ou ultrapassa essa média, ou ainda se muda a cada mês, pode ser um sinal de doenças ou infecções.
Segundo a ginecologista Rosa Maria Neme (SP), algumas infecções se manifestam em determinadas épocas do ciclo menstrual, daí a importância de controlá-lo. "A candidíase, por exemplo, aparece no final do período, por causa da alteração do pH nessa fase", alerta a médica. "Já as infecções vaginais normalmente surgem após a menstruação. Por isso temos que ficar atentas ao início do sangramento: assim sabemos em que momento do ciclo estamos e fica mais fácil descobrir a doença ou infecção que venha a se apresentar."


Todo ano



Faça um exame na pele dos pés à cabeça

"Consulte o dermatologista para ver se existem sinais, lesões ou possíveis tumores no maior órgão do corpo humano, mesmo que não haja queixas", alerta a dermatologista Cláudia Magalhães (SP). Além do checkup preventivo, visite um médico se notar manchas na pele e sinais que sangrem, tenham coloração escura ou aumentem de tamanho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário